Atas de 2014

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ATA DA REUNIÃO DO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO DE 11-DEZ-2014
No dia 11-dezembro-2014 às 14h50 o Corpo Deliberativo do Departamento de Administração da UFRJ se reuniu na Sala CFCH-8. Iniciada a reunião, não havendo questionamentos sobre a ata da reunião anterior, foram tratados os itens de pauta que se seguem. As eventuais informações e decisões foram aprovadas por unanimidade, salvo registro em contrário. 1- monitorias: haverá corte de 38% das monitorias solicitadas e a Coordenação encaminhou apenas as demandas recebidas dentro do prazo e em atendimento às necessidades apontadas pelo Projeto de Apoio Pedagógico, coordenado pela Profª Fátima Bruno. 2- carga horária de atividades complementares: a carga horária no novo PPC envolverá 1.860h (124cr) de disciplinas obrigatórias; 60h (4cr) para monografia; 300h (20cr) para atividades complementares tais como Experiências Práticas em Administração (e.g.: estágio supervisionado), Atividade de Ensino Discente (e.g.: monitorias) ou Atividade de Pesquisa Discente (e.g.: JIC); 120h (8cr) de disciplinas eletivas livres; 360h (24cr) de disciplinas eletivas de escolha restrita e 300h de atividades de extensão (cf. Resolução CEG 02/2013), totalizando 3.000h. Considerando o “perfil do egresso” e a abrangência pretendida para o Curso, haverá esforço para redução da carga de disciplinas obrigatórias visando ampliação da carga de disciplinas eletivas de escolha restrita. As cargas horárias e créditos relativos a cada uma das diversas possibilidades de exercício das 300h de atividades complementares ou de atividades de extensão ainda serão objeto de proposta do NDE ao Corpo Deliberativo do DepAdm. 3- retorno aos questionamentos ao PPC: a parte textual do PPC foi aprovada na íntegra, por não terem sido encaminhados questionamentos. 4- encerramento das atividades do semestre: durante o recesso escolar alguns profs estarão de férias em janeiro e outros em fevereiro, portanto, nesse período as atividades ficarão restritas a enquetes consultivas ou consultas deliberativas encaminhadas por e-mail e com prazo de resposta para o início do ano letivo, quando serão reiniciadas as reuniões do DepAdm. Os profs que ainda não entregaram à Coordenação suas pautas com médias finais impressas e assinadas, incluindo alunos irregulares, devem fazê-lo exclusivamente na Secretaria Acadêmica. 5- monografias: a partir desta data, o aluno que desejar alterar o prof orientador de sua monografia deverá fazê-lo ao se reinscrever na disciplina, ou solicitar a alteração à Comissão de Monografia. Inclusão de pauta: aprovada a transferência do “Projeto FAPERJ – Auxílio Instalação” da Profª Camila Avozani Zago, transferindo sua localização da UFRRJ para a UFRJ (Depto Administração da FACC), tão logo a referida Profª tome posse na UFRJ. Assuntos Gerais – ao longo da reunião foi, mais uma vez, informado a todos que: (a) as convocações são feitas com antecedência, fato que resulta em alterações da pauta; (b) as atas impressas no verso das listas de presença podem receber pedidos de alteração no início de cada reunião; (c) nas atas cabem apenas as decisões coletivas e informes objetivos, sem transcrição de opiniões, declarações ou discussões amplas; (d) ao final de cada período, além do lançamento de notas no Siga, todos devem entregar à Chefia do Departamento a listagem de notas impressa e assinada, incluindo alunos não regularmente inscritos; (e) as listas de presença devem ser entregues na Secretaria Acadêmica para que lá fiquem arquivadas. Sem outros assuntos a tratar, a reunião foi encerrada às 16h30. Helios Malebranche - Chefe do Departamento de Administração – FACC/UFRJ.
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ATA DA REUNIÃO DO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO DE 27-NOV-2014
No dia 27-novembro-2014 às 14h o Corpo Deliberativo do Departamento de Administração da UFRJ se reuniu na Sala MPV-21. Iniciada a reunião, não havendo questionamentos sobre a ata da reunião anterior, foram tratados os itens de pauta que se seguem. As eventuais informações e decisões foram aprovadas por unanimidade, salvo registro em contrário. 1- resultado da enquete sobre monografia e desdobramentos: em 26nov foi enviado a todos o resultado da enquete, que não recebeu questionamentos e será acolhido pelo NDE na elaboração da proposta de PPC. 2- novas enquetes sobre o Curso e sobre o PPC: serão realizadas novas enquetes com a finalidade de apurar a opinião do Corpo Deliberativo, de modo a apoiar decisões da Chefia do Departamento e da Coordenação do Curso. 3- propostas para evitar corte orçamentário: não foram apresentadas propostas pelos presentes. 4- redistribuição de disciplinas e docentes pelos eixos temáticos do Curso: em 26nov foi enviada a todos a relação de disciplinas obrigatórias acompanhadas de respectivos créditos e cargas horárias, sem questionamentos, sendo que a Chefia do Departamento enviará novamente a todos a distribuição de profs pelos Eixos Temáticos, de modo que os interessados possam solicitar alterações. 5- situação atual do novo PPC do Curso Adm: não houve questionamento quanto à proposta a todos encaminhada em 26nov. 6- nova versão de horário para 2015-1: não houve questionamento sobre a versão do horário enviada em 26nov, tendo sido mais uma vez ressaltado que cada um é responsável pela conferência de suas disciplinas, horários e salas de aula divulgados pela Chefia do Departamento. 7- homenagens a alunos destacados: assunto retirado de pauta, pois questões operacionais ainda se encontram em aberto. 8- novas ementas para disciplinas: solicitado aos profs das disciplinas que enviem à Coordenação do Curso. 9- atividades de extensão: foi explicado a todos as finalidades e características. Assuntos Gerais – foi mais uma vez informado a todos que: (a) as convocações são feitas com antecedência para que todos possam se programar e para que possamos reservar sala, mas isso resulta em continuadas necessidades de inclusão de novos assuntos em pauta; (b) as atas impressas no verso das listas de presença podem receber pedidos de alteração no início de cada reunião, como diversas vezes divulgado; (c) nas atas cabem apenas as decisões coletivas e informes objetivos, sem transcrição de opiniões ou declarações; (d) ao final do período, além do lançamento de notas no Siga, todos devem entregar à Chefia do Departamento a listagem de notas impressa e assinada, incluindo alunos não regularmente inscritos; (e) as listas de presença devem ser entregues na Secretaria Acadêmica para que lá fiquem arquivadas. Sem outros assuntos a tratar, a reunião foi encerrada às 16h. Helios Malebranche - Chefe do Departamento de Administração – FACC/UFRJ.
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ATA DA REUNIÃO DO  DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO DE 17-NOV-2014
No dia 17-novembro-2014 às 14h o Corpo Deliberativo do Departamento de  Administração da UFRJ se reuniu na Sala da Congregação da FACC. Iniciada a reunião, não havendo questionamentos sobre a ata da reunião anterior, foram tratados os itens de pauta que se seguem. As eventuais informações e decisões foram aprovadas por unanimidade, salvo registro em contrário. 1- redistribuição de disciplinas e docentes pelos eixos temáticos do Curso: será enviado a todos documento com redistribuição das disciplinas atuais e solicitação para que os docentes se distribuam pelos eixos temáticos do curso. 2- normas para monografia: será realizada enquete visando levantamento de opinião sobre os principais aspectos da proposta encaminhada sobre normas para monografia. 3- situação atual do novo PPC do Curso Adm: tão logo seja concluída uma versão preliminar, esta será divulgada a todos para questionamentos e sugestões. 4- nova versão de horário para 2015-1: será distribuída nova versão considerando o resultado do último concurso para profs substitutos. 5- homenagens a alunos destacados: foi ressaltada a importância dos aspectos operacionais de qualquer procedimento relativo ao curso, neste caso específico, para que as ações fiquem restritas à comissão encarregada, devendo as propostas de alteração serem encaminhadas à Coordenação do Curso até o dia 21. 6- concurso relativo ao Edital 384: foram aprovados todos os procedimentos e decisões da Comissão Julgadora. 7- papel da COAA: em função dos recentes questionamentos do CEG a COAA atuará como órgão colegiado do Curso e não apenas na orientação e aconselhamento acadêmico, passando a apoiar a Coordenação do Curso sempre que demandada a emitir pareceres. 8- material de consumo: os que desejarem aquisição de material devem entregar a guia de solicitação à chefia do DepAdm. 9- tutoria para novos docentes: o Prof Synval será o responsável, assim como pelo Estágio Probatório dos professores vinculados ao DepAdm. 10- curso de extensão em finanças: foi incluída a proposta e aprovada, ficando o Prof Synval, coordenador do curso de extensão proposto, encarregado de acolher e consolidar propostas de alteração. Assuntos Gerais - foi informado a todos que: (a) as convocações são feitas com antecedência para que todos possam se programar e para que possamos reservar sala, mas isso resulta em continuadas necessidades de inclusão de novos assuntos em pauta; (b) as atas impressas no versodas listas de presença podem receber pedidos de alteração no início de cada reunião, como diversas vezes divulgado; e (c) nas atas cabem apenas as decisões coletivas e informes objetivos, sem transcrição de opiniões ou declarações. Sem outros assuntos a tratar, a reunião foi encerrada às 16h. Helios Malebranche - Chefe do Departamento de Administração – FACC/UFRJ.
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ATA DA REUNIÃO DO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO DE 31-OUT-2014
No dia 31-outubro-2014 às 14h o Corpo Deliberativo do Departamento de Administração da UFRJ se reuniu na Sala da Congregação da FACC, para tratar dos seguintes itens de Pauta: 1- concurso de profs substitutos – ampliação de banca; 2- afastamento de profs da FACC para outras unidades; 3- horário para 2015-1 – nova versão; 4- definição do representante do Curso de Administração na Comissão de Reestruturação da FACC; 5- problemas com salas de aula; 6- redistribuição de disciplinas e docentes pelos eixos temáticos do Curso; 7- disciplinas eletivas lecionadas em inglês; 8- homenagem a alunos que se destacaram em nosso Curso; 9- Departamento de Pessoal; e Assuntos gerais. Iniciada a reunião, não havendo questionamentos sobre a ata da reunião anterior, foram tratados os itens de pauta que se seguem. As eventuais decisões foram aprovadas por unanimidade, salvo registro em contrário. 1- concurso de profs substitutos – ampliação de banca: a Profª Vanessa Brulon Soares passará a integrar a Comissão Julgadora (banca de concurso) permanente para os processos seletivos relativos a professores substitutos, tão logo tenha sua tese de doutorado aprovada. O concurso em andamento, referente ao Edital 384, está com todas as informações disponíveis no mesmo site dos concursos anteriores: concurso-prof-ufrj.blogspot.com.br. 2- afastamento de profs da FACC para outras unidades: a movimentação de docente do Departamento de Administração foi objeto de reunião na Reitoria da Universidade e de reunião do Conselho de Centro do CCJE, para que sejam avaliados os próximos passos. 3- horário para 2015-1 – nova versão: foi comunicado a todos que o horário encaminhado foi elaborado com base nas premissas usuais do departamento, sendo definitivo, a menos de alterações justificáveis. 4- definição do representante do Curso de Administração na Comissão de Reestruturação da FACC: o Prof Ricardo Rohm, indicado pelo NDE, será o representante do Curso de Administração no processo de reestruturação. O representante contará com o apoio de pelo menos dois profs do Curso Adm, de sua livre escolha e não fixos, assim como do representante discente. 5- problemas com salas de aula: alguns problemas permanecem e serão avaliados pelo novo representante do CCJE no Condomínio de Salas, a ser designado pela Decania do CCJE. 6- redistribuição de disciplinas e docentes pelos eixos temáticos do Curso: será encaminhado a todos a última versão da distribuição elaborada pelo NDE. 7- disciplinas eletivas lecionadas em inglês: serão oferecidas duas eletivas em inglês no semestre 2015-1. 8- homenagem a alunos que se destacaram em nosso Curso: será encaminhada a todos a proposta da Comissão responsável, visando análise com atenção especial a questões operacionais. As propostas de alteração deverão ser encaminhadas à Coordenação do Curso. 9- Departamento de Pessoal: os assuntos como férias, licenças, aposentadorias, transferências, progressões e outros, referentes a Profs vinculados ao DepAdm, deverão tramitar também pela Chefia do Dep Adm. Assuntos gerais: foram apresentados aos presente os Profs Renato Nunes Bittencourt e Rita de Cássia M. Afonso, aprovados em concurso para o quadro permanente. Foi também apresentada a Profª Luciana Albuquerque Alves que, embora fosse há algum tempo profa substituta do DepAdm, tal fato não era do conhecimento da Chefia do Depto Adm nem dos presentes. Sem outros assuntos a tratar, a reunião foi encerrada às 16h. Helios Malebranche - Chefe do Departamento de Administração – FACC/UFRJ.
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ATA DA REUNIÃO DO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO DE 2-JUL-2014
No dia 2-julho-2014 às 14h o Corpo Deliberativo do Departamento de Administração da UFRJ se reuniu na Sala da Congregação da FACC, para tratar dos seguintes itens de Pauta: 1- controle de alunos de intercâmbio internacional não inscritos; 2- controle de alunos regulares mas não inscritos em disciplinas; 3- relatoria para a construção de nosso manual de monografia; 4- encerramento do período; 5- homenagem a alunos que se destacaram em nosso Curso; 6- bolsa para apoio pedagógico; 7- recursos financeiros e materiais para o DepAdm; 8- concurso para prof substituto. Inclusão de pauta: 9- turmas para orientação de monografia; 10- bolsa de apoio pedagógico; 11- procedimentos relativos ao concurso regido pelo Edital 157; 12 – uso da sala de professores. Iniciada a reunião, não havendo questionamentos sobre a ata da reunião anterior, foram tratados os itens de pauta que se seguem, com respectivas decisões aprovadas por unanimidade. 1- controle de alunos de intercâmbio internacional inscritos ou não: cada aluno de intercâmbio ou de mobilidade acadêmica, regularmente ou não inscritos, apresentará aos docentes das disciplinas um formulário que funcionará como AGF, visando posterior registro das atividades, sendo que o docente deverá preencher no ato da apresentação e devolver ao aluno. A proposta de formulário será enviada a todos para análise visando aprovação em reunião seguinte. 2- controle de alunos regulares ou não inscritos em disciplinas: todo professor deve entregar ao final do semestre letivo a relação completa de seus alunos, regularmente inscritos ou não, contendo nome completo, DRE e média final de cada um, de modo a evitar abertura de processo com base em requerimentos de alunos. 4- encerramento do período: todos os professores deverão entregar no DepAdm suas listas de médias finais de alunos, regulares ou não, para evitar convocação para informação sobre notas através de requerimentos de alunos. 6- bolsa para apoio pedagógico: todos os professores interessados deverão enviar proposta de projeto em atendimento ao Edital a todos encaminhado. 7- recursos financeiros e materiais para o DepAdm: os professores Synval e Henrique serão os responsáveis pela distribuição dos recursos. 8- concurso para prof substituto: foram selecionados com sucesso mais seis professores para o DepAdm. 9- turmas para orientação de monografia: a partir do semestre 2014-2 será aberta uma turma com oito vagas para cada professor. 10- bolsa de apoio pedagógico: vide item 6 da pauta. 11- procedimentos relativos ao concurso regido pelo Edital 157: todos os procedimentos adotados ad referendum do Corpo Deliberativo do DepAdm foram aprovados por unanimidade, assim como a ata do processo. 12- foi solicitada e aprovada inclusão de pauta do item “uso da sala de professores”: o uso da sala será livre e serão extintas as reservas de espaço personalizadas, estando ao dispor de todos os professores as estações de trabalho e demais espaços da sala. Não foram tratados os seguintes assuntos devido à ausência dos principais envolvidos: “3- relatoria para a construção de nosso manual de monografia” e “5- homenagem a alunos que se destacaram em nosso Curso”, sendo que esses assuntos serão objeto de próxima reunião. Sem outros assuntos a tratar, a reunião foi encerrada às 16h. Helios Malebranche - Chefe do Departamento de Administração – FACC/UFRJ.
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ATA DA REUNIÃO DO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO DE 6-JUN-2014
No dia 06-junho-2014 às 14h o Corpo Deliberativo do Departamento de Administração da UFRJ se reuniu na Sala da Congregação da FACC, para tratar dos seguintes itens de Pauta: 1- a provação das decisões relativas ao concurso para Profs Substitutos; 2- andamento dos trabalhos do NDE; 3- relatoria para a construção de nosso manual de monografia; 4- encerramento do período; 5- homenagem a alunos que se destacaram em nosso Curso; 6- bolsa para apoio pedagógico; 7- proposta de "Projeto de Monografia" para 2014-2; 8- recursos financeiros e materiais para o DepAdm; 9- notas não lançadas em períodos anteriores; 10- problemas no encerramento de disciplina deste período. Iniciada a reunião, não havendo questionamentos sobre a ata da reunião anterior, foram tratados os itens de pauta que se seguem, com respectivas decisões. 1- a provação das decisões relativas ao concurso para Profs Substitutos: foram aprovados por unanimidade todos os procedimentos adotados pela Comissão Julgadora, referentes ao Edital 114, tendo sido aprovados e classificados os seguintes candidatos, com respectivas notas na prova escrita, notas na prova didática, média final e classificação: PATRICIA DIAS DA SILVA - 8,0 - 10,0 - 9,0 – 1º; ROSANA DIAS GUEDES DE MORAES - 7,0 - 10,0 - 8,5 – 2º; CARLOS ALBERTO COUTO DA SILVA JUNIOR - 8,0 - 8,5 - 8,3 – 3º; DEBORA BOGÉA DA COSTA TAYT-SON - 6,0 - 10,0 - 8,0 – 4º; ROBERTO AMARANTE CAMPOS - 8,0 - 7,5 - 7,8 – 5º; e PAULO DEL PELOSO CARNEIRO - 7,0 - 7,5 - 7,3 – 6º. 2- andamento dos trabalhos do NDE: foi ressaltada a necessidade de que os professores do DepAdm enviassem suas contribuições aos coordenadores dos GT´s. 3- relatoria para a construção do manual de monografia: criada comissão composta pelos Profs Antonio Eugenio, Igor Valentim e Fátima Bruno para redigir normas e manual-roteiro visando o desenvolvimento de monografias com base na decisão referente ao item 7 da reunião anterior. Contarão com a contribuição de todos, em particular da Profa Ana D´Arc. 4- encerramento do período: foi informado a todos os presentes que o não lançamento de notas implica quebra de pré-requisitos, para não prejudicar os alunos na inscrição em disciplinas. 5- homenagem a alunos que se destacaram em nosso Curso: item retirado de pauta devido ausência justificada do Prof Antonio Eugênio. 6- bolsa para apoio pedagógico: foi informado aos presentes que o Edital foi enviado a todos os Profs do DepAdm. 7- proposta de "Projeto de Monografia" para 2014-2: aprovada por unanimidade. 8- recursos financeiros e materiais para o DepAdm: informado a todos que até o momento nenhum docente se apresentou para a gestão dos recursos. 9- notas não lançadas em períodos anteriores: foi informado a todos a atual situação relativa a pendência de notas, ressaltando que correções de notas são sempre possíveis via AGF´s, que não devem ser adotadas para inclusão de alunos sem inscrição regular, salvo casos excepcionais e de responsabilidade que não seja do aluno. 10- problemas no encerramento de disciplina deste período: discussão incluída no item de pauta anterior. Sem outros assuntos a tratar, a reunião foi encerrada às 16h. Helios Malebranche - Chefe do Departamento de Administração – FACC/UFRJ.
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ATA DA REUNIÃO DO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO DE 23-MAIO-2014
No dia 23-maio-2014 às 14h o Corpo Deliberativo do Departamento de Administração da UFRJ se reuniu na Sala da Congregação da FACC, para tratar dos seguintes itens de Pauta: 1. Avaliação do Curso de Administração; 2. Transferência de professor para o DepAdm; 3. Orientação de monografias por profs externos; 4. Homenagem a alunos que se destacaram em nosso Curso; 5. Bolsa para apoio pedagógico; 6. Processos seletivos TIM, TEE e TEF para acesso ao Curso de Administração; 7. Proposta de "Projeto de Monografia" para 2014-2; 8. Recursos financeiros e materiais para o DepAdm. Iniciada a reunião, não havendo questionamentos sobre a ata da reunião anterior, foram tratados os itens de pauta que se seguem, com respectivas decisões. 2. Transferência de professor para o DepAdm: a transferência de que trata o Proc. Nº 23079.007083/2014-63, redistribuição sem ônus para a UFRJ, foi considerada inadequada por unanimidade, considerando os perfis de docentes necessários às atividades do DepAdm. 3. Orientação de monografias por profs externos: aprovada por unanimidade, sendo o professor externo lançado na quota de 8 vagas para orientandos do professor coorientador da monografia, sendo que este deverá ser vinculado ao DepAdm e aquele poderá ser vinculado a qualquer Unidade da UFRJ. 4. Homenagem a alunos que se destacaram em nosso Curso: foi aprovada por unanimidade a Comissão de Homenagem a Alunos, a ser presidida pelo Prof Antonio Eugenio e composta por pelo menos três docentes do DepAdm, que deverá elaborar a proposta de documento. 5. Bolsa para apoio pedagógico: tão logo seja divulgado o Edital, este será distribuído a todos, para providências. 6. Processos seletivos TIM, TEE e TEF para acesso ao Curso de Adm: foi oferecida a todos a oportunidade de participação, juntamente com a Chefia do DepAdm. 7. Proposta de "Projeto de Monografia" para 2014-2: a proposta será distribuída a todos para sugestões de alteração a serem aprovadas em reunião posterior. Os itens 1 e 8 não foram abordados e serão objeto de futura reunião. Sem outros assuntos a tratar, a reunião foi encerrada às 16h. Helios Malebranche - Chefe do Departamento de Administração – FACC/UFRJ.
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ATA DA REUNIÃO DO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO DE 9-MAIO-2014
No dia 09-maio-2-14 às 14h o Corpo Deliberativo do Departamento de Administração da UFRJ se reuniu na Sala da Congregação da FACC, para tratar dos seguintes itens de Pauta: 1. Proposta de vagas para novos profs substitutos; 2. Andamento dos concursos para o quadro permanente; 3. Ofertas de 3ª disciplina por docentes; 4. Avaliação do Curso de Administração; 5. Avaliação do curso por formandos, formados e desistentes; 6. Transferência de professor para o DepAdm; 7. Redistribuição dos profs do DepAdm pelos eixos do Curso; 8. Orientação de monografias por profs externos; 9. Homenagem a alunos que se destacaram em nosso Curso; 10. Bolsa para apoio pedagógico; 11. Processos seletivos TIM, TEE e TEF para acesso ao Curso de Adm; 12. Proposta de "Projeto de Monografia" para 2014-2; 13. Barema para os concursos de profs no DepAdm; 14. Recursos financeiros e materiais para o DepAdm. Iniciada a reunião, não havendo questionamentos sobre a ata da reunião anterior, foi analisado o item de pauta “1. Proposta de vagas para novos profs substitutos”, tendo sido relatado que as propostas apresentadas pelo corpo docente resultaram em priorizar nesse momento os eixos Finanças e Logística, mas selecionando docentes que pudessem assumir disciplinas de nosso principal eixo, Estudos Organizacionais, como passou a constar no complemento ao Edital do concurso. No item “3. Ofertas de 3ª disciplina por docentes” foi informado que a situação já está definida, pois alguns docentes já se ofereceram para tal, sendo que nos próximos períodos será feito um rodízio de profs para assumirem maior carga de trabalho, caso perdure a necessidade.  No item “5. Avaliação do curso por formandos, formados e desistentes” foi decidida a aplicação de questionário presencial em turmas de concluintes, tendo sido o questionário submetido e aprovado pelos docentes do Curso. Quanto aos formados, já foi aplicado o questionário previamente aprovado, cujo resultado será enviado a todos os docentes, após consolidação. Quanto a alunos formados, decidiu-se pela não aplicação, considerando a inexistência de processo não tendencioso de consulta. No item “6. Transferência de professor para o DepAdm” foi decidido que haveria uma avaliação preliminar pelo Corpo Docente, antes de uma avaliação técnica pelos profs da área. No item “7. Redistribuição dos profs do DepAdm pelos eixos do Curso” foi relatado que a situação já está definida e será divulgada a todos. No item “8. Orientação de monografias por profs externos” foi aprovada a orientação externa com “Prof Leitor” interno, bem como o cadastramento de todos os alunos de modo a verificar a situação atual. No item “9. Homenagem a alunos que se destacaram em nosso Curso” foi decidido que os profs proporiam em próxima reunião o teor da premiação e que inicialmente a comissão de avaliação é o corpo docente do DepAdm.  No item “12. Proposta de Projeto de Monografia para 2014-2” foi solicitado ao Prof Ricardo Rohm que encaminhasse proposta a ser avaliada em próxima reunião. No item “13. Barema para os concursos de profs no DepAdm” foi informado que no caso dos concursos para o quadro permanente devemos adotar as pontuações definidas pelo CCJE. Os itens 2, 4, 10, 11 e 14 não foram abordados e serão objeto de futura reunião. Sem outros assuntos a tratar, a reunião foi encerrada às 16h. Helios Malebranche - Chefe do Deptp de Administração – FACC/UFRJ.
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ATA DA REUNIÃO DO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO DE 25-ABR-2014
No dia 25-04-14 às 14h o Corpo Deliberativo do Departamento de Administração da UFRJ se reuniu na Sala da Congregação da FACC, para tratar dos seguintes itens de Pauta: 1. Concursos para o quadro de profs substitutos e os eixos do PPC; 2. Concursos para o quadro permanente e os eixos do PPC; 3. Turma adicional para 2014-2 visando ampliação do quadro permanente; 4. Cadastro de orientadores de monografias; 5. Alunos de intercâmbio internacional com registro informal de avaliações e aceitação ou dispensa a qualquer tempo; 6. Recursos financeiros e materiais para o DepAdm; 7. Homenagem a alunos que se destacaram em nosso Curso; 8. Apresentação de relatório do NDE e definição dos próximos passos visando o PPC; 9. Avaliação do Curso de Administração; 10. Avaliação do curso por formandos, formados e desistentes; 11. Bolsa para apoio pedagógico; 12. Processos seletivos TIM, TEE e TEF para acesso ao Curso de Adm; 13. Avaliação de transferência de professor para o DepAdm; 14. Barema para os concursos de profs no DepAdm; 15. Redistribuição dos profs do DepAdm pelos eixos do Curso; 16. Orientação de monografias por profs externos. Iniciada a reunião, não havendo questionamentos sobre a ata da reunião anterior, foi analisado o item de pauta “1. Concursos para o quadro de profs substitutos e os eixos do PPC” foi aprovado por unanimidade que seriam consideradas as prioridades do novo PPC nos concursos para professores substitutos. No item de pauta “2. Concursos para o quadro permanente e os eixos do PPC”, considerando que as setorizações são do tipo “Administração/Especialidade”, foi aprovado por unanimidade que seriam definidos temas para os concursos contemplando o eixo “Organizações” (Estudos Organizacionais), de modo a ingressarem no corpo docente do Departamento professores com conhecimentos em Teoria Geral da Administração (TGA). No item “3. Turma adicional para 2014-2 visando ampliação do quadro permanente” foi aprovado por unanimidade que para 2014-2 serão consideradas ofertas voluntárias mas que, a partir de 2015-1, haverá rodízio compulsório de carga horária ampliada para docentes do corpo permanente, através da oferta de eletivas adicionais. No item “4. Cadastro de orientadores de monografias” foi aprovado por unanimidade que para 2014-2 não haveria cadastro de orientadores de monografias para controle da distribuição de alunos em orientação, mas sim uma oferta de oito vagas novas semestrais de orientação por docente. No item “5. Alunos de intercâmbio internacional com registro informal de avaliações e aceitação ou dispensa a qualquer tempo” foi aprovado por unanimidade que seria verificado junto à SCRI qual o exame de proficiência na língua portuguesa a que são submetidos os intercambistas vindos do exterior, bem como os procedimentos de inscrição em disciplina. No item “8. Apresentação de relatório do NDE e definição dos próximos passos visando o PPC” foram apresentadas e aprovadas as atividades realizadas e a realizar pelo NDE. No item “10. Avaliação do curso por formandos, formados e desistentes” foi decidido por unanimidade que os formandos, para efeito de avaliação, seriam os alunos do 7º período e que a avaliação seria presencial, que os formados não seriam consultados devido à inexistência de processo não tendencioso de convocação e que os alunos desistentes seriam questionados sobre o período em que desistiram do Curso e motivo para isso. No item “15. Redistribuição dos profs do DepAdm pelos eixos do Curso”  foi decidido por unanimidade que cada docente pode redefinir o eixo de sua preferência e indicar uma 2ª preferência, caso atue ou pretenda atuar em mais de um dos seguintes eixos: Estratégia e Inovação, Finanças, Pessoas, Organizações, Logística e Marketing. Os seguintes itens de pauta não foram abordados e serão objeto de reuniões futuras: 6. Recursos financeiros e materiais para o DepAdm; 7. Homenagem a alunos que se destacaram em nosso Curso; 9. Avaliação do Curso de Administração; 11. Bolsa para apoio pedagógico; 12. Processos seletivos TIM, TEE e TEF para acesso ao Curso de Adm; 13. Avaliação de transferência de professor para o DepAdm; 14. Barema para os concursos de profs no DepAdm; 16. Orientação de monografias por profs externos. Sem outros assuntos a tratar, a reunião foi encerrada às 16h. Helios Malebranche - Chefe do Deptp de Administração - UFRJ
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ATA DA REUNIÃO DO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO DE 4-ABR-2014
No dia 04-04-14 às 14h30 o Corpo Deliberativo do Departamento de Administração da UFRJ se reuniu na Sala da Congregação da FACC, para tratar dos seguintes itens de Pauta: 1. Recursos financeiros do Dep Adm; 2. Requisição de material para o Dep Adm; 3. Eleições para chefia do Dep Adm. Iniciada a reunião, foi tratado o item de pauta, “1. Recursos financeiros do Dep Adm”, quando foi relatado aos presentes que o DepAdm dispõe de recursos próprios oriundos de cursos e projetos realizados através da FUJB, mas que para movimentá-los é necessário que um docente se disponha a atuar como ordenador de despesas. Esses recursos aguardarão que um dos professor do DepAdm se ofereça para tal atividade e proponha critérios para a operação. Sem nenhum posicionamento contrário, o item foi aprovado por unanimidade. Na apresentação do item de pauta “2. Requisição de material para o Dep Adm” foi proposto que um docente realizaria um levantamento de necessidades, ficando a reposição de material sujeita à decisão do Corpo Deliberativo sobre o responsável por esse levantamento. Sem nenhum posicionamento contrário o item 2 também foi aprovado por unanimidade. No item de pauta “3. Eleições para chefia do Dep Adm” foi relatado o seguinte resultado do “Processo de Eleição e Consulta para o Cargo de Professor Chefe de Departamento do Curso de Administração FACC/UFRJ”: 10 votos de docentes e 21 votos de alunos na chapa única; 1 voto de docente e 1 voto de aluno em branco; nenhum voto de docente e 2 votos de alunos anulados. Não havendo questionamentos, esse resultado será encaminhado à Congregação da FACC para homologação. Sem outros assuntos a tratar, a reunião foi encerrada às 16h30. Helios Malebranche - Chefe do Deptp de Administração – FACC/UFRJ.
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ATA DA REUNIÃO DO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO DE 11-MAR-2014
No dia 11-03-14 às 13h o Corpo Deliberativo do Departamento de Administração da UFRJ se reuniu na Sala da Congregação da FACC, para tratar dos seguintes itens de Pauta: (1) Homologação da seleção de Professor Colaborador para o DepAdm.; e (2) Aprovação do Regimento Eleitoral visando eleição para a chefia do DepAdm. Iniciada a reunião, foi tratado o primeiro item de pauta, “Homologação da seleção de Professor Colaborador para o DepAdm.”, quando foi apresentado o curriculum vitae do Prof Victor Bello Accioly, Engenheiro de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ciências da Administração pela COPPEAD/UFRJ, cursando o doutorado em Ciências da Administração na COPPEAD, onde também é professor colaborador ministrando a disciplina Análise de Dados no curso MBA Executivo, sendo pesquisador atuante em modelagem de volatilidade e análise de riscos de séries financeiras. Aprovado por unanimidade. O segundo item de pauta “Aprovação do Regimento Eleitoral visando eleição para a chefia do DepAdm.” também foi aprovado por unanimidade, sendo o referido Regimento encaminhado à Congregação da FACC para homologação. Sem outros assuntos a tratar, a reunião foi encerrada às 14h50. Helios Malebranche, Chefe do Deptp de Administração - UFRJ.
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ATA DA REUNIÃO DO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO DE 6-FEV-2014
No dia 6 de fevereiro de 2014 às 13h o Corpo Deliberativo do Departamento de Administração da UFRJ se reuniu na Sala da Congregação da FACC, para tratar dos seguintes itens de Pauta: (1) - eleição para Chefia do Dep de Adm e (2) adequação do atual PPC do Curso Adm à Resol. 04/2005 do CNE e à Port. 737/2013 da Secr. de Regulação e Supervisão da Edu. Sup. Iniciada a reunião, foi tratado o primeiro item de pauta, “eleição para Chefia do Dep de Adm”, tendo sido proposta e aprovada por unanimidade a seguinte composição para a Comissão Eleitoral: Ana Carolina Pimentel Duarte Fonseca, Antonio Eugênio Valverde Marini Passos e Marco Antonio de Oliveira (presidente). A Comissão deverá apresentar em próxima Reunião do Corpo Deliberativo do Departamento de Administração uma proposta de Regimento Eleitoral, a ser por ele aprovada. Na sequência, foi tratado o segundo item de pauta, “adequação do atual PPC do Curso Adm à Resol. 04/2005 do CNE e à Port. 737/2013 da Secr. de Regulação e Supervisão da Edu. Sup.”, tendo sido aprovada por unanimidade a adequação do atual Projeto Pedagógico do Curso de Administração à Resolução 04/2005 do CNE, que trata de Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como  à Portaria 737/2013 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, que trata da renovação de reconhecimento do Curso de Administração da FACC. Essa adequação trata apenas da transformação de todas as disciplinas eletivas de escolha restrita a cada habilitação em disciplinas eletivas de escolha restrita do Curso de Administração, i.e., não havendo mais vinculação de disciplina a habilitação, sendo todas de livre acesso a todos os alunos do Curso, estando extintas as habilitações. Sem outros assuntos a tratar, a reunião foi encerrada às 14h30. Helios Malebranche, Coordenador do Curso de Administração